Estou com dor… cuidado!

 

Ignorar a palavra dor quando realizamos qualquer atividade física é estar se enganando. Por menor que ela seja, ela sempre estará presente. Complicado é saber quando a dor é fruto da fadiga ou de algum problema com o organismo. É justamente nessa dúvida que mora a contusão. O desenvolvimento de uma contusão é quase sempre gradual, e segue os seguintes estágios: No 1o estágio você sente a dor incômoda somente após algumas horas de terminado o exercício. No 2o estágio a lesão já causa desconforto. É sentida durante o exercício, mas não é incomoda o suficiente para que ela não consiga completar sua atividade física. No 3o estágio você sentirá um desconforto ainda maior, já é uma dor forte que limitará seu desempenho e terá interferência em sua performance. No 4o e último estágio a contusão agrava-se de tal forma que impede qualquer tentativa de atividade física. Portanto, o mais importante é lembrar que procurar tratamento somente quando sua lesão atinge o 4o nível você está cuidando de seu corpo de maneira irresponsável.

 

Sempre  encontramos pessoas  contundidas e precisamos saber lidar com isso da melhor forma. Os fatores físicos são as principais causas, mas não podemos esquecer que os fatores psicológicos também podem contribuir. Precisamos entender como estratégias mentais podem facilitar a recuperação. Como exemplo uma situação de stress se percebida com ameaçadora pode levar a pessoa a uma tensão muscular, aumentando assim sua propensão a uma lesão muscular. Portanto, treinar muito estressado pode não ser uma boa solução para seus problemas. Desta maneira um relaxamento seria mais indicado, para depois que passar toda esta ansiedade ou raiva, retome sua rotina normal.

 

Outro fator muito importante que não podemos esquecer é a sua relação com a dor. Se você se ainda sente dor e a região está sensivelmente, dura ou inchada, você precisa continuar o tratamento antes de retomar as atividades físicas com segurança. Se voltar a praticar cedo demais, corre o risco de agravar o problema, ou mesmo causar danos irreparáveis a seu corpo. Além disso, sempre que você estiver machucado tentará proteger a área dolorida. Isto poderá fazer com que você use a técnica inadequada, aumentando o risco de se machucar novamente.

 

A execução correta dos movimentos quando corremos, por exemplo, é o segredo para uma corrida sem machucados. Quando modificamos de forma súbita as características das passadas, ela pode provocar o surgimento de lesões, associadas aos sintomas de fadiga para os corredores de longa distância. Por esta razão precisamos ficar atentos quando corremos nas margens laterais das ruas ou as praias de tombo, determinando um apoio desigual dos pés durante a corrida. O pé mais próximo da margem baixa é forçado a desviar para fora, o que provavelmente predispõe a lesões no compartimento interno do joelho do mesmo lado. Portanto como prevenção de lesões durante suas corridas, devem ser respeitados os princípios básicos da biomecânica correta de um corredor e desta forma não treinar de forma exagerada em descidas ou terrenos inclinados. Mesmo que não sinta dor durante ou após o treino em um futuro próximo pode ter problemas.

 

Quando estiver sentindo alguma dor, depois de seu treino lembre-se de aplicar gelo na região dolorida durante 15 minutos pelo menos 3 vezes ao dia. Sempre proteja a pele com uma toalha fina e se a dor não desaparecer em dois dias, procure um médico e evite a auto-medicação. Depois de uma contusão, você estará pronto para retomar suas atividades normais quando movimentar a parte machucada livremente. Conseguir alongar os músculos vizinhos sem dor, constatar q ue seu equilíbrio e coordenação voltaram ao normal e principalmente não houver dor, rigidez ou inchaço durante e após o exercício.  A recuperação total de uma contusão pode levar várias semanas, mesmo que você siga as medidas corretas de primeiros socorros. Se não estiver melhorando e continuar a sentir dores consulte um especialista em medicina esportiva. Nunca realize testes para saber como esta à contusão sem uma orientação medica, pois poderá prejudicar ainda mais este processo.

 

Cuidado e bons treinos.

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