Exercícios ajudam a aumentar círculo de amizades e manter boa saúde mental

Fazer exercícios físicos regularmente como forma de lazer pode reduzir pela metade as chances do aparecimento de sintomas de depressão e ansiedade. De acordo com um artigo publicado no periódico British Journal of Psychiatry, isso acontece, em grande parte, pela interação social durante esses momentos, como andar de bicicleta no parque ou caminhar na praia. Ao fazer amigos e trocar experiências, a saúde mental ficaria também em forma. O importante acaba sendo, então, o quanto a pessoa se envolve naquele círculo social e não a carga de exercícios que faz.

“Os benefícios sociais, como aumento no número de amizades, é o fator mais importante para se entender como o exercício está relacionado à saúde mental. Isso pode explicar porque atividades de lazer apresentam benefícios que não são vistos apenas durante as atividades físicas típicas de um dia de trabalho”, diz Samuel Harvey, médico do Instituto de Psiquiatria da Universidade King, em Londres, e líder do estudo.

Segundo Paul Farmer, diretor da clínica Mind Charity, uma das principais do Reino Unido, participar de clubes de corrida ou de algum time, por exemplo, é melhor para a saúde mental do que passar horas na academia levantando peso sozinho. “Em uma de nossas pesquisas, descobrimos que 90% das pessoas analisadas tiveram uma melhora significativa na autoestima depois de caminhadas em grupo e curtas na rua”, diz.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s