O que é?

Treinamento Funcional

 

Treinamento Funcional tem sido muito difundido nos últimos anos na área do condicionamento físico. Muitos profissionais de educação física têm aderido a essa metodologia para conduzir os treinamentos, sejam eles voltados ao desempenho esportivo ou à melhora da qualidade de vida. Este sistema de treino é focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo e são executados também no cotidiano do homem moderno, são eles: agachar, avançar, puxar, empurrar, levantar, saltar e girar, também chamados de movimentos funcionais.

Os movimentos funcionais são aqueles que utilizamos durante qualquer tarefa diária. Executamos esses movimentos automaticamente e esquecemos que eles foram aprendidos naturalmente, durante os primeiros anos de nossas vidas, sem precisar que alguém nos ensinasse, como correr, andar, pegar e agachar.

Então podemos dizer que o Treinamento Funcional veio resgatar esses movimentos que havíamos esquecido devido a uma série de motivos. Assim, músculos que eram exigidos, hoje estão sendo pouco exigidos tornando-se hipoativos (pouco ativo), um grande exemplo disso são os músculos dos pés. Quando andávamos descalço eles eram solicitados, hoje andamos de sandálias, tênis, sapatos tornando esses músculos hipoativos.

Pode-se dizer que treinamento funcional refere-se a um conjunto de métodos e exercícios utilizados com o fim de desenvolver as capacidades físicas (força, resistência, flexibilidade, velocidade, equilíbrio, coordenação…) do praticante de forma integral e especifica para o seu dia-dia.

Outro fato que está fazendo com que o número de praticantes sejacada vez maior é o elevado gasto energético, proporcionando aos alunos resultados significativos em relação ao emagrecimento, tendo em vista que este é o objetivo da maioria dos praticantes.

Os exercícios realizados nos aparelhos convencionais de musculação diminuem consideravelmente a exigência de equilíbrio, da coordenação e em alguns padrões mais complexos de ativação muscular, que são importantes para o cotidiano. No Treinamento Funcional é gerada maior exigência da consciência corporal na execução dos movimentos, trazendo maiores benefícios ao corpo. Desta maneira há um fortalecimento não só dos grandes músculos superficiais que fazem força, mas principalmente, dos músculos estabilizadores das nossas articulações, que são fundamentais na proteção articular.

Os exercícios podem ser executados por pessoas de todas as idades, adolescentes, idosos e, como já vimos no início da matéria, por gestantes também. Uma academia americana especializada em treinamento funcional já tem como clientes várias mamães, confira no link crossfitmom.
Com o Treinamento Funcional, há o desenvolvimento do condicionamento físico e do desempenho nos esportes, os riscos de lesões músculo-esqueléticas diminuem e os indivíduos lesionados retornam às suas atividades de maneira mais rápida e segura.

Além disso, as inúmeras possibilidades de variações dos exercícios tornam o treinamento funcional bastante dinâmico, fator importante na motivação do praticante.

Melhorar as qualidades físicas como equilíbrio, força, coordenação motora, resistência cardiovascular e muscular, lateralidade e flexibilidade são os objetivos e vantagens do treinamento funcional, além dessas, conheça outros benefícios da série de exercícios:

• Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;

• Desenvolvimento da consciência e
controle corporal;
• Melhora da força;
• Melhora da resistência central
(cardiovascular) e periférica (muscular);

• Melhora da flexibilidade e propriocepçao;
• Melhora da postura e do equilíbrio muscular;

• Melhora do desempenho nos esportes;

• Diminuição de ocorrências de lesões;

• Melhora na eficiência dos movimentos;

• Maior estabilidade do centro do corpo (core);

 

 

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